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Feira da Economia Solidária e da Reforma Agrária reúne expositores de Rio Branco, Plácido de Castro, Bujari e Porto Acre

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A VII Feira da Economia Solidária e Reforma Agrária, promovida pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários - Unisol, iniciou nesta terça-feira (29), reunindo produtores locais de diversos segmentos visando fortalecer a economia regional e a integração com a comunidade. A cerimônia de abertura ocorreu às 16h, no estacionamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), bairro Aviário, em Rio Branco.

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Carlos Omar, coordenador da Unisol Acre, enfatizou a importância da cooperação entre diversas frentes para a realização do evento, que conta com uma diversidade de participantes e atividades.

“Aproveito a oportunidade para agradecer aos parceiros, sem eles não seria possível a realização de mais esta edição da feira. Temos aqui empreendimentos de Rio Branco, Plácido de Castro, Bujari e Porto Acre, expondo e comercializando seus produtos, contribuindo com a renda das famílias e fortalecendo a agricultura familiar, a economia solidária e popular. Além disso, estamos promovendo o Encontro de Mulheres com discussões importantes e ofertando serviços de saúde para os visitantes da feira”, pontuou.

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A programação reúne uma ampla variedade de segmentos, como agricultura familiar, artesanato, jardinagem, alimentação, empreendimentos individuais, brinquedos, bazar e ambulantes. Além disso, estão sendo disponibilizados, durante as manhãs, serviços de vacinação, van odontológica, testes rápidos, verificação de pressão arterial e exames de PCCU. A Oca Móvel também está presente durante as manhãs do evento, facilitando a emissão da segunda via de documentos.

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A coordenadora de articulações políticas do Movimento Mulheres Camponesas e presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, Geovana Castelo Branco, destacou a importância da participação das mulheres no evento, ressaltando o impacto das políticas públicas no fortalecimento da produção agrícola local.

“As mulheres camponesas de vários municípios do Acre estão presentes na feira expondo a diversidade de suas produções. Esse é um momento especial no atual cenário, onde vemos que as políticas públicas voltadas para os produtores estão voltando. O apoio do Governo Federal, através dos programas como PNAE, PAA e atuação da Conab, garante a produção e venda dos nossos produtos”, disse.

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Miriam Alves dos Santos, produtora de arte em fibra da bananeira e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, expressou sua satisfação em participar da feira e apresentar seu trabalho. "Iniciei o trabalho com a fibra de bananeira por necessidade, e hoje, ser reconhecida e expor meus produtos é muito gratificante", afirmou.

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O Superintendente da OCB no Acre, Rodrigo Forneck, afirmou que a feira é uma oportunidade de valorizar os empreendimentos locais e fortalecer a economia popular no Estado. “Estamos participando de mais uma feira de economia popular e solidária, em parceria com a Unisol Brasil, reunindo diversas cooperativas. Até sexta-feira, vários empreendimentos estarão presentes, apresentando seus produtos. Convidamos toda a população a prestigiar o trabalho dos produtores”.

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Parceiros
A feira é apoiada por diversas instituições e entidades parceiras, como Oca, Semulher, Sebrae, URAP São Francisco, Semsa, IFAC, Sistema OCB, Sete, Seagri, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Governo Federal, SPU, Caixa, CUT, Seasdh, Conab, Banco da Amazônia, Prefeitura de Rio Branco, FEM, Assincra, Fetacre, Emater Acre, Reaja, Cáritas, Ministério do Trabalho e Emprego, e OAB.

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VII Feira da Economia Solidária e Reforma Agrária começa nesta terça-feira e vai até sexta, 1 de novembro, no estacionamento do Incra

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Começa nesta terça-feira, dia 29 de outubro e vai até sexta-feira, 1 de novembro, a VII Feira da Economia Solidária e Reforma Agrária, promovida pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários - Unisol, com funcionamento das 8h às 18h, no estacionamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), bairro Aviário, em Rio Branco. O evento visa a integração entre produtores locais e a comunidade, promovendo o fortalecimento da economia regional. A abertura oficial da feira ocorre no dia 29, às 16h.

A programação reunirá uma ampla variedade de segmentos, como agricultura familiar, artesanato, jardinagem, alimentação, empreendimentos individuais, brinquedos, bazar e ambulantes. Além disso, serão disponibilizados, durante as manhãs, serviços de vacinação, van odontológica, testes rápidos, verificação de pressão arterial e exames de PCCU. A Oca Móvel estará presente durante as manhãs do evento, facilitando a emissão da segunda via de documentos. No dia 29, o Sebrae oferecerá orientações sobre empreendedorismo, enquanto a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) disponibilizará, através do Ônibus Lilás, atendimentos psicológicos e jurídicos voltados ao público feminino.

Encontro de Mulheres

O evento incluirá o VII Encontro de Mulheres, com o tema "Mulheres Cultivando Conexões na Luta por Sustentabilidade e Igualdade em Tempos de Mudanças Climáticas". A programação conta com debates, apresentações culturais e palestras sobre liderança, direitos, protagonismo e empreendedorismo feminino.

Para possibilitar a troca de conhecimentos e fortalecer as redes de discussões sobre as políticas de desenvolvimento sustentável para a região amazônica, serão convidadas diversas redes de cooperação solidária e institucionais, tais como: Organizações Sociais locais e regionais, Movimento Indígena, Central Única dos Trabalhadores, Cáritas Diocesana, Institutos Federais, Universidades e gestores públicos. O evento propõe gerar oportunidades de trabalho e renda para 80 empreendimentos com a exposição e comercialização dos produtos e serviços, ampliando o mercado justo e solidário.

Parceiros

A feira é apoiada por diversas instituições e entidades parceiras, como Oca, Semulher, Sebrae, URAP São Francisco, Semsa, IFAC, Sistema OCB, Sete, Seagri, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Governo Federal, SPU, Caixa, CUT, Seasdh, Conab, Banco da Amazônia, Prefeitura de Rio Branco, FEM, Assincra, Fetacre, Emater Acre, Reaja, Cáritas, Ministério do Trabalho e Emprego, e OAB.

Dirigentes de cooperativas da agricultura familiar visitam espaço que será cedido pela SPU para ser a sede da Central

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O Sistema OCB e a Superintendência do Patrimônio da União no Acre (SPU) seguem com as tratativas e busca por um espaço físico adequado para ser a sede da Central das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Acre.

Neste sentido, o presidente e o superintendente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha e Rodrigo Forneck, junto com o superintendente da SPU, Tiago Mourão, dirigentes de cooperativas que farão parte da Central e o vereador eleito, André Kamai, visitaram um dos espaços disponibilizados pela SPU no Acre que poderá abrigar a Central da Agricultura Familiar e Economia Solidária, localizado ao lado do Parque de Exposições Wildy Viana.

A constituição de uma Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária no estado tem como objetivo fortalecer e estruturar a rede para o trabalho sistêmico, com vistas a cooperação estratégica para beneficiar as organizações participantes, os agricultores familiares e extrativistas, articulando produção, comercialização e crédito, promovendo a sustentabilidade.

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O presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, que coordena os trabalhos e as tratativas para a constituição da Central, destaca a importância desse processo para o fortalecimento do cooperativismo, da agricultura familiar e economia solidária no estado.

“A central é uma forma de organização que vai fazer as cooperativas crescerem e se fortalecerem, é a união de esforços que pode ajudar a todos, temos bons exemplos aqui no Acre com a Cooperacre, com as cooperativas de crédito, que se juntaram e ficaram ainda mais fortes, prestando um serviço cada vez melhor para a sociedade, é chegada a hora de darmos esse importante passo que vai fortalecer o cooperativismo, a agricultura familiar e a economia solidária em nosso estado”, disse.

Valdemiro Rocha aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria com a SPU para que a Central já inicie sua atuação com uma sede em boas condições de atender os produtores rurais.

“O Tiago Mourão tem sido um parceiro importante no processo de constituição da Central das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, esteve com gente desde o início desse processo e agora não tem medido esforços para que encontremos o melhor espaço para a sede, por meio da cessão de imóvel da União”, disse.

O superintendente da SPU, Tiago Mourão,  reafirmou o compromisso em apoiar projetos como este, expressando confiança de que o imóvel cedido trará benefícios significativos para a comunidade como um todo. "É uma grande satisfação colaborar com a estruturação da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar, trabalho este fundamental para o progresso econômico, gerando renda para as famílias e mais oportunidades de trabalho. A Superintendência do Patrimônio da União segue firme com o compromisso de apoiar projetos como este, tenho convicção que o imóvel será muito bem aproveitado e de grande impacto para a sociedade", pontuou.

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Após a visita, os dirigentes de cooperativas aprovaram o espaço apresentado pela SPU e como próximo passo darão prosseguimento aos trâmites administrativos para a cessão do imóvel. A Central das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Acre deverá ser constituída formalmente até meados de novembro deste ano e terá inicialmente cerca de oito cooperativas filiadas.

Selo SomosCoop identifica produtos e serviços das cooperativas

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Iniciativa, que pode ser encontrada em embalagens, fachadas e publicações nas redes sociais, ajuda a reconhecer itens que trazem os valores e princípios humanos do cooperativismo.

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O Sistema OCB do Acre reuniu nesta terça-feira, 22, na sede da instituição, dirigentes de cooperativas para apresentar a marca Somos Coop e enfatizar a importância de adotarem o selo, criado para identificar e dar visibilidade ao cooperativismo em todo o país. 

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O carimbo SomosCoop foi lançado em 2019 pelo Sistema OCB para destacar os produtos e serviços do coop no mercado, é uma imagem de fácil identificação, que associa um produto ou uma marca diretamente ao cooperativismo.

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Ao adotar o carimbo SomosCoop, as cooperativas ajudam os consumidores a reconhecerem em seus produtos diferenciais importantes como a sustentabilidade, o interesse pelo desenvolvimento local e o respeito às diferenças. Com isso, as cooperativas ampliam sua visibilidade e reforçam seu papel como agentes de transformação nas comunidades onde atuam.

“Estamos fazendo um processo de sensibilização das nossas cooperativas, avalio que elas receberam bem a ideia e firmaram o compromisso de adotarem o selo do Somos Coop em produtos e serviços. O carimbo vai além de uma marca, é um símbolo de união e prosperidade compartilhada”, destaca o presidente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha. “Com o SomosCoop, as cooperativas acreanas vão fortalecer a sua presença no mercado e se destacar como agentes de transformação e desenvolvimento em suas comunidades”.

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Sobre a marca: um movimento nacional

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O selo faz parte de um movimento maior, criado pela unidade nacional do cooperativismo brasileiro, o Sistema OCB, com adesão de cooperativas de todo o país, o movimento leva o mesmo nome do selo: SomosCoop. Ele foi pensado para divulgar o cooperativismo e despertar o orgulho de ser coop. O principal objetivo é unir cooperativas, cooperados e conectar pessoas que acreditam que o mundo pode ser mais justo e feliz. O Movimento SomosCoop mostra o orgulho de fazer parte dessa rede.

Quando o cliente vê a marca do selo SomosCoop estampada, ela já sabe que essa escolha ajuda a provocar transformações positivas em nossa sociedade, o que está completamente de acordo com aquilo que os consumidores vêm apresentando como demanda. Pesquisas mostram que o processo de escolha do consumidor/cliente vem considerando, cada vez mais, os valores que as marcas carregam.

Diante dessa tendência, o cooperativismo se destaca de outros modelos de negócio presentes no mercado. Desde o início da sua história, esse movimento foi constituído tendo como base princípios e valores humanos. Em sua atuação, as cooperativas buscam atender às necessidades da sociedade de modo responsável, levando em conta o respeito pelo meio ambiente, o foco nas pessoas e a promoção de um desenvolvimento econômico diretamente alinhado ao social.

 Como usar?

O carimbo SomosCoop pode ser aplicado de várias maneiras, desde embalagens e materiais gráficos até fachadas e frotas. As cooperativas podem personalizar o selo de acordo com sua identidade visual ou manter as cores institucionais do SomosCoop, verde e amarelo. “Nosso objetivo era criar algo que fosse versátil e fácil de usar, independentemente do formato ou do suporte”, explica Lucas Badú, Analista de Comunicação do Sistema OCB.

Se sua cooperativa ainda não utiliza o carimbo, é simples começar!

  • Acesse a Central da Marca no site do Movimento SomosCoop;
  • Faça o cadastro da sua cooperativa e faça o download do manual de identidade visual do carimbo SomosCoop;
  • Escolha entre diversas versões do carimbo para aplicar em embalagens, materiais de comunicação, frotas e muito mais. Além do carimbo, você terá acesso a outros recursos que ajudarão a sua cooperativa a evidenciar a força do cooperativismo.

O cooperativismo é um bom negócio, bora cooperar?

A campanha de divulgação do cooperativismo deste ano foi definida com base na última pesquisa de imagem encomendada pelo Sistema OCB, e revelou que os brasileiros ainda não entendem que o cooperativismo é um modelo de negócios, com foco em resultados. Para ampliar essa compreensão, foi lançada uma nova campanha SomosCoop com o mote “O cooperativismo é um bom negócio. Bora cooperar?”. Confira o vídeo da campanha.

Cooperativas da agricultura familiar e economia solidária debatem detalhes finais da criação de uma Central do ramo

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Em reunião realizada nesta sexta-feira, 18, na sede do Sistema OCB, dirigentes de cooperativas da agricultura familiar e economia solidária debateram os detalhes finais para a criação da Central de Cooperativas do ramo no Estado do Acre.

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Participaram Fátima Maciel, da Acreverde; Elza Rodrigues da Coopermix; Geraldo Pereira, da Coopagro; Antonino Torres, da CoopQuixadá; Jonizete de Lima, da Coopaf; Antônio Wernec, da Coopajes; Alecsandro Rodrigues, da Coopermix; Iara Maciel, da Acreverde.

A constituição de uma Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária no estado tem como objetivo fortalecer e estruturar a rede para o trabalho sistêmico, com vistas a cooperação estratégica para beneficiar as organizações participantes, os agricultores familiares e extrativistas, articulando produção, comercialização e crédito, promovendo a sustentabilidade.

O presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, que coordena os trabalhos e as tratativas para a criação da Central, destaca a importância desse processo para o fortalecimento do cooperativismo, da agricultura familiar e economia solidária. No estado.

“A central é uma forma de organização que vai fazer as cooperativas crescerem e se fortalecerem, é a união de esforços que pode ajudar a todos, temos bons exemplos aqui no Acre com a Cooperacre, com as cooperativas de crédito, que se juntaram e ficaram ainda mais fortes, prestando um serviço cada vez melhor para a sociedade, é chegada a hora de darmos esse importante passo que vai fortalecer o cooperativismo, a agricultura familiar e a economia solidária em nosso estado”, disse.

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A Central das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Acre deverá ser constituída formalmente até meados de novembro deste ano e terá inicialmente cerca de oito cooperativas filiadas.

O papel do Cooperativismo de Crédito no Brasil

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Segmento impulsiona desenvolvimento econômico, inclusão financeira e equidade

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O cooperativismo de crédito se destaca por ser uma alternativa mais inclusiva e democrática em relação às instituições financeiras tradicionais. Com foco nas necessidades dos cooperados, as decisões são tomadas de forma participativa e, assim, cada membro possui voz e voto, sem depender do capital investido. Além disso, os lucros, conhecidos como sobras, são distribuídos entre os cooperados e geram uma relação de ganho mútuo.

As cooperativas de crédito promovem o desenvolvimento econômico local e oferecem condições mais vantajosas, como taxas de juros menores e prazos flexíveis, além de investir em programas de educação financeira para seus membros. Com um papel fundamental na inclusão financeira, as cooperativas de crédito contribuem para o crescimento de negócios locais, geram empregos e promovem a sustentabilidade, o que as torna mais resilientes em tempos de crise.

No Brasil, o Ramo Crédito é uma força expressiva, com 17,9 milhões de associados e mais de 700 cooperativas em operação, que formam a maior rede de atendimento físico do país, presente em mais de 300 municípios, sendo que, muitas vezes, são a única instituição financeira presente nesses locais. O alcance, aliado à geração de mais de 112 mil empregos diretos, reforça a relevância dessas instituições para a economia nacional.

Essas instituições também se destacam pela democratização do crédito e pela sua presença em áreas rurais e remotas, em que bancos convencionais possuem pouca ou nenhuma atuação. Em muitos municípios, as cooperativas de crédito são a única instituição financeira disponível. Esse modelo de negócios demonstra como a cooperação e a orientação comunitária podem resultar em benefícios substanciais para essas áreas, além de contribuir para a redução das desigualdades financeiras.

Os diferenciais das cooperativas de crédito são significativos tanto no cenário nacional quanto internacional, especialmente pelo impacto social. No Brasil, por exemplo, as cooperativas oferecem crédito a pequenas e microempresas a taxas competitivas e atendem às regiões e comunidades muitas vezes negligenciadas pelo sistema bancário tradicional. Elas beneficiam direta e indiretamente os municípios onde está presente, aumentando o PIB per capita em R$ 3.852 por habitante, expandindo em 1,92 ponto percentual a área plantada no agronegócio e reduzindo em 12,3 o número de famílias pobres ou extremamente pobres por mil habitantes no Cadastro Único.

O Sistema OCB, por meio de sua atuação em mais de 15 fóruns internacionais, reforça o compromisso com a expansão do cooperativismo de crédito e trabalha com parcerias estratégicas em conjunto com entidades globais, como o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu). Esse tipo de colaboração amplia o alcance do cooperativismo brasileiro no cenário internacional e fortalece as iniciativas locais para a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico.

Com o tema "Um mundo através do financiamento cooperativo", a celebração do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito em 2024, celebrado no dia 17 de outubro, reforça essa missão: promover um sistema financeiro mais justo, inclusivo e sustentável, tanto no Brasil quanto no mundo.

Cooperativas participam do lançamento do programa da Apex que qualifica empresas e cooperativas para exportação

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A diretoria Executiva do Sistema OCB no Acre e representantes das cooperativas Juruá Alimentos, CooperAçaí, Coopel, Coopermoveis, Coopbeef, Coopmac, Coopermix e Cooperacre participaram, nesta segunda-feira (7), do lançamento do novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atenderá, ao longo dos próximos dois anos, empresas e cooperativas de todo o estado do Acre. O evento aconteceu na sede do Sebrae em Rio Branco.

O PEIEX é uma iniciativa da ApexBrasil executada de forma gratuita em todas as regiões do país, visando preparar empresas e cooperativas brasileiras para começar a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação de especialistas em comércio exterior. No Acre, o Programa terá agora o seu segundo ciclo, que será operado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae-AC).

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Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, esclareceu que o programa da Apex prepara, sobretudo, pequenos negócios para conquistarem mercados no mundo com competitividade, contando com a parceria do Sebrae e outras instituições. “Este é um programa da Apex que prepara sobretudo pequenos negócios para conquistarem mercados no mundo inteiro com competitividade e chega a todas as regiões do país. Com a parceria do Sebrae e outras instituições, o PEIEX amplia ainda mais esta capilaridade”, disse.

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Segundo ele, o programa tem um olhar especial para a Amazônia. “Nós estamos fazendo um trabalho, o time da Apex está todo aqui porque a gente está fazendo isso em todos os estados do Brasil e com um olhar um pouco mais diferenciado para a Amazônia. Essa missão aqui no Acre envolve duas ações: uma é essa que começou lá em Cruzeiro do Sul, para identificar produtos que existem na região e que possam ser usados por empresas que exportam, como calçados, roupas e objetos de uso pessoal. Isso é um trabalho bem bacana. Nós fizemos no Maranhão, e agora estamos fazendo aqui. Hoje, estamos lançando outro programa chamado PEIEX, que foi criado pelo presidente Lula lá atrás. Ele habilita empresas e cooperativas para serem exportadoras”, declarou.

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Na oportunidade, o Gerente Comercial da Cooperativa dos Extrativistas do Acre (Cooperacre) falou em nome das cooperativas presentes e ressaltou a importância do PEIEX como forma de incentivar empresas e cooperativas locais a estarem preparadas para ganhar novos mercados internacionais e ampliar oportunidades para o setor, destacando o potencial dos produtos amazônicos no mercado externo. “Através da Apex, em 2021, a Cooperacre participou do PEIEX, onde pudemos aprimorar os processos de exportação da cooperativa. Nós que já exportávamos nossos produtos, pudemos qualificar através de treinamentos, e assim ampliar esse processo. Esse lançamento amplifica ainda mais as oportunidades. Temos um grande potencial com os produtos da Amazônia para a exportação. Com certeza o PEIEX irá trazer grandes resultados para o nosso estado”, afirmou.

Valdemiro Rocha, presidente do Sistema OCB no Acre, reforçou a importância do Programa da ApexBrasil, que neste novo ciclo abre oportunidade para as cooperativas participarem. “Nós do Sistema OCB estamos colaborando com o processo de mobilização e incentivando nossas cooperativas para que participem deste programa de qualificação da Apex, que neste novo ciclo abriu oportunidade para as cooperativas. Entendemos que assim como a Cooperacre que hoje já exporta seus produtos para mais de 10 países mundo afora, outras cooperativas terão oportunidade de se qualificar e estarem aptas a também levarem seus produtos para novos mercados. Portanto, não só parabenizo a ApexBrasil e o Sebrae pela iniciativa, como nos colocamos na condição de parceiros neste processo de formação e qualificação”, disse.

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Entre os desafios do Programa está a desmitificação de que exportação é algo apenas para grandes empresas. “A ApexBrasil atua para apoiar os empreendedores brasileiros na sua jornada exportadora, oferecendo capacitação e orientação sobre burocracia, tarifas aduaneiras, adequação às regras de cada país e entre outras exigências dos negócios internacionais”, explica a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado. “Empresas de todos os portes e setores podem participar”, reforça.

Sobre o PEIEX
Desenvolvido em 2004, o PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela ApexBrasil para que empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Implementado em todas as regiões do Brasil, ele é executado por meio de parcerias com instituições como Universidades, Parques Tecnológicos, Fundações de Amparo à Pesquisa, Federações da Indústria e Sebrae. Profissionais especialistas em comércio exterior orientam empresários nos caminhos mais adequados para conquistar o mercado externo. Ao longo do último ano, 2.578 empresas aderiram ao PEIEX no Brasil todo. No ciclo entre 2021 e 2023, o programa atendeu 5.334 empresas, das quais 827 exportaram e geraram US$ 3,16 bilhões em volume de negócios.

Coopel recebe visita da diretora da ABDI, Perpétua Almeida, para discutir parcerias e inovação

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O presidente da Cooperativa dos Agricultores e Pecuaristas da Regional do Baixo Acre (Coopel), Ezequiel Rodrigues,  recebeu, na manhã desta sexta-feira (4), a visita da diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida. Durante o encontro, foram apresentados os resultados e a produção da cooperativa, que se destaca como referência no setor de laticínios no Acre.

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Além disso, foram discutidas possíveis parcerias e formas de apoio entre a ABDI e a Coopel, visando o fortalecimento e a inovação nas atividades. Atualmente, a cooperativa atua em oito municipios do Baixo Acre e  conta com a produção de 150 famílias para a fabricação de seus produtos, com o objetivo de beneficiar ainda mais produtores, aumentando a geração de trabalho e renda na região. 

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Perpétua destacou o compromisso da ABDI com o cooperativismo e afirmou que, trabalhando em conjunto com a OCB, será possível fortalecer ainda mais a Coopel, através da modernização das operações.  "A cooperativa tem um enorme potencial de crescimento, e com esse trabalho conjunto, será possível facilitar o acesso a novos recursos e ferramentas que possam otimizar a produção", afirmou. 

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O presidente da OCB no Acre, Valdemiro Rocha, agradeceu a visita da diretora da ABDI e as parcerias já estabelecidas com a Coopercafé. “A ABDI tem ajudado a impulsionar o cooperativismo no Vale do Juruá através da parceria com a a Coopercafé, onde está sendo construída a indústria para beneficiamento do café da região, agora essa possibilidade de parceria com a Coopel pode contribuir muito com o desenvolvimento da cooperativa e cooperativismo no nosso estado”, disse.

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OCB no Acre entrega "Carta do Cooperativismo Acreano" para candidatos à Prefeitura de Rio Branco

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no Acre realizou, em setembro, uma série de encontros com os candidatos à prefeitura de Rio Branco, para apresentar a "Carta do Cooperativismo Acreano". O documento reúne as principais demandas do setor, incluindo a necessidade de incentivos à produção de bens e serviços, melhorias na infraestrutura agropecuária e maior apoio ao cooperativismo de crédito.

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O primeiro candidato a receber o setor foi Tião Bocalom (PL), na quarta-feira (25). Em seguida, Marcus Alexandre (MDB), na manhã da sexta-feira (27); Dr. Jenilson Leite (PSB), na tarde da sexta-feira (27); e Emerson Jarude (NOVO), representado por seu vice, Capitão Isaías, na segunda-feira (30).

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Os encontros reuniram dirigentes e cooperados de diversas cooperativas, visando discutir o fortalecimento do setor no município. A carta foi entregue por líderes, que ressaltaram a importância de uma gestão municipal comprometida com as necessidades do cooperativismo para impulsionar o crescimento econômico no estado.

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Atualmente, o Acre conta com mais de 64 mil cooperados, distribuídos entre 62 cooperativas filiadas ao Sistema OCB, atuando nos setores de agricultura familiar, transporte, agropecuária, agroextrativismo, saúde, crédito, trabalho, produção e bens de serviço.

O termo de compromisso apresenta propostas para as áreas de: Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego; Inclusão Social e Distribuição de Renda; Sustentabilidade Ambiental e Mudança Climática; Educação e Formação da Juventude; Atenção Básica e Saúde de Qualidade; Gestão Pública e Serviços de Qualidade.

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Durante o evento, os cooperativistas expressaram suas expectativas sobre as políticas de incentivo ao setor. Entre as demandas mais urgentes estão a ampliação do acesso ao crédito e a criação de programas de apoio para a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e do agroextrativismo. O termo de compromisso assinado pelo candidato também prevê ações específicas para os ramos da agricultura familiar, transporte, agropecuária, agroextrativismo, saúde, crédito, trabalho, produção e bens de serviço.

Sicoob Saúde reúne mais de 16 mil inscritos em passeio ciclístico pelo ‘Dia Mundial do Coração’

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Em mais uma edição do Sicoob Saúde, tradicional passeio ciclístico promovido pela Sicoob Credisul, 16,1 mil ciclistas tomaram as ruas em celebração ao Dia Mundial do Coração. O evento, realizado no domingo, 29 de setembro, aconteceu simultaneamente em 35 cidades de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas. No total, foram sorteadas 633 bicicletas e percorridos 205,6 km. 

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Desde o seu lançamento, em 2015, o Sicoob Saúde já reuniu mais de 63 mil pessoas de todas as idades. Este ano, além de incentivar o bem-estar físico, o evento trouxe uma novidade: as Clínicas Financeiras, oferecendo consultoria gratuita aos participantes. Ao todo, 290 atendimentos foram realizados, mostrando o compromisso da cooperativa com a saúde integral, tanto física quanto financeira. 

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Segundo Ivan Capra, presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credisul, o evento se consolida a cada ano, reforçando o compromisso da cooperativa com a qualidade de vida das comunidades. "Estamos muito felizes com o crescimento do Sicoob Saúde, que já se tornou tradição em nossas localidades. O passeio é uma maneira de lembrarmos a importância de adotar um estilo de vida mais saudável, cuidando do coração e da saúde como um todo". 

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Entre as cidades participantes, Vista Alegre do Abunã, distrito de Porto Velho (RO), chamou atenção por ter o maior número de inscritos, com 1.543 ciclistas. Lucas do Rio Verde (MT) ficou em segundo lugar, com 1.454 participantes, seguido por Vilhena (RO), com 1.199. Em Rio Branco (AC) e Cuiabá (MT), o evento também foi um sucesso, com 568 e 442 inscritos, respectivamente. Em Porto Velho, no entanto, o passeio foi adiado devido à baixa qualidade do ar causada pelas queimadas, e acontecerá no dia 12 de outubro. 

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Além de promover a conscientização sobre a prevenção de doenças cardíacas, uma das principais causas de morte no Brasil, o Sicoob Saúde também tem um forte caráter solidário. Para participar, cada ciclista doou 1 kg de alimento não perecível ou um item de limpeza, que foram repassados a instituições filantrópicas nas cidades envolvidas. 

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Com o Sicoob Saúde, a cooperativa reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, cidadania e bem-estar, impactando positivamente milhares de pessoas e reforçando a importância do cuidado com o coração em todas as suas iniciativas.

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Fotos: Sérgio Vale

Alunos do Programa Aprendiz Cooperativo conhecem a Sicoob Credisul

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Alunos do Programa Aprendiz Cooperativo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Acre (Sescoop/AC), visitaram a sede da cooperativa de crédito Sicoob Credisul no Acre, na manhã desta segunda-feira (23). No total, 25 aprendizes participaram da atividade, onde puderam conhecer de perto a rotina da cooperativa e suas operações.

Na oportunidade, o gerente da agência, Kenedy Vasconcelos, apresentou a história do Sicoob Credisul e enfatizou o diferencial do modelo cooperativista no mercado. “No cooperativismo de crédito, todos os lados são beneficiados, diferentemente dos bancos tradicionais. Com a cooperação, tanto a agência ganha, quanto o associado, e esse é o nosso diferencial”, disse. 

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Durante a visita, os alunos puderam tirar dúvidas e discutir, de forma interativa, a teoria aprendida em sala de aula, onde estudam temas como "matemática financeira" e o modelo cooperativista.

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O professor do programa, Thiago Barbosa, destacou a relevância da experiência para os jovens. “É muito importante que os aprendizes conheçam o cooperativismo de perto, em uma experiência como esta, para que se aproximem ainda mais dessa realidade”, afirmou.  

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Júlio César tem 21 anos e é aprendiz do Programa nesta edição. “A minha experiência é de aprendizagem contínua. Todos os dias aprendemos como funciona o cooperativismo, e tudo isso é muito bem aplicado nas cooperativas em que trabalhamos”, disse. “Eu acho isso muito importante, o Sescoop tem um papel de alcançar mais pessoas para o ramo do cooperativismo.” 

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OCB e Emater assinam Acordo de Cooperação para o fortalecimento do cooperativismo no Acre

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A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater) assinaram, nesta segunda-feira (9), um acordo de cooperação técnica e institucional para o fortalecimento do cooperativismo no Estado através da integração de programas e projetos entre as instituições.

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O presidente da OCB, Valdemiro Rocha, enfatizou a relevância da cooperação entre as instituições para o avanço do cooperativismo no estado. “Essa parceria não se restringe a este termo de cooperação técnica. A OCB e a Emater já vêm há bastante tempo colaborando reciprocamente no desenvolvimento de ações para as cooperativas”, disse. “O trabalho em conjunto otimiza recursos humanos e financeiros, e assim alcançamos melhores resultados para os cooperados.” 

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Presente na solenidade, o deputado estadual que preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Pedro Longo, reafirmou seu compromisso com o setor cooperativista.  

“Essa parceria, sem dúvidas, irá contribuir bastante para fomentar o progresso do setor, especialmente para as pessoas que vivem em locais mais afastados e de difícil acesso. Fico feliz em prestigiar essa união entre o Governo Estadual, por meio da Emater, e OCB Acre, que tem desenvolvido um papel essencial no estado”, finalizou.

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O presidente da Emater no Acre, Rynaldo Lucio dos Santos, ressaltou que o acordo fortalecerá ainda mais a parceria já existente entre a OCB e a Emater. “Agradeço à OCB, na pessoa do presidente Valdemiro, por todo o apoio e cooperação, e também ao deputado Pedro Longo, que tem nos acompanhado e buscado sempre colaborar conosco”, acrescentou.

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Texto: Andréia Oliveira e Bárbara Silva

Fotos: Bárbara Silva

Cooperativas da rede Cooperacre participam de capacitação para gestão de planejamento estratégico

Cooperativas da rede Cooperacre participam de capacitação para gestão de planejamento estratégico

As cooperativas que compõem a rede da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre), participaram de capacitação para a execução dos seus respectivos planos estratégicos. O treinamento foi conduzido pelo consultor Irailton Sousa e ocorreu nos dias 9 e 10, na sede do Sistema OCB Acre. Irailton Sousa ressaltou a importância do processo de capacitação das cooperativas, enfatizando que essa etapa é crucial para garantir a implementação eficaz dos planejamentos estratégicos já elaborados. “As cooperativas que participaram desse treinamento têm seus planos estratégicos elaborados. A fase atual é de preparação dos dirigentes e do quadro técnico para a execução dos planos. Então, eles estão sendo treinados para o desenvolvimento de habilidades básicas na execução do projeto. Isso envolve, primeiro, compreender claramente o que é um plano estratégico, compreender os componentes do plano e depois desenvolver as ferramentas necessárias para que o plano vire de fato ação”, afirmou. “Então, tudo isso é parte desse treinamento, essas ferramentas básicas para que eles possam operar no dia a dia o plano e ele de fato aconteça.” A capacitação ofereceu aos participantes um guia completo para a resolução de problemas, abordando desde o planejamento de atividades, a utilização de recursos e ferramentas, até o desenvolvimento de atitudes proativas essenciais para a conclusão das ações planejadas pelas cooperativas. O Presidente do Sistema OCB Acre, Valdemiro Rocha, enfatizou a importância do planejamento estratégico para o avanço das cooperativas. Ele destacou que o sucesso das cooperativas está diretamente ligado à capacidade de planejar, monitorar e ajustar continuamente as estratégias estabelecidas, garantindo que as ações estejam sempre alinhadas aos objetivos institucionais. “Não há outra alternativa para o melhor desenvolvimento das cooperativas sem o planejamento estratégico e o monitoramento constante da execução desses planos. Somente com um acompanhamento contínuo e ajustes necessários poderemos garantir que as cooperativas estejam sempre no caminho certo para alcançar os seus objetivos”, finalizou. Participaram da capacitação membros da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (COOPERACRE); Cooperativa Agroextrativista Nova Bonal (COOPERBONAL); Cooperativa Agro Extrativista Libertadora (COOPERLIBER); Cooperativa de Produtores de Café do Vale do Juruá (COOPERCAFE); Cooperativa Agroextrativista de Xapuri (COOPERXAPURI); Cooperativa dos Produtores Agroextrativista Santa Fe (COOPASFE); e Cooperativa Agroextrativista de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia (COOPAEB). Texto: Andréia Oliveira e Bárbara Silva Fotos: Bárbara silva
Cooperativas de crédito do Acre participam do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito

Cooperativas de crédito do Acre participam do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito

As cooperativas de crédito Sistema CredSIS, Sicoob Uni Acre e Sicredi Biomas participaram do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – Concred, entre os dias 7 e 9 de agosto, em Belo Horizonte-MG. O evento reuniu líderes do setor para interações valiosas, compartilhamento de conhecimento e realização de negócios estratégicos na Feira Cooperativista. 

O tema central escolhido para nortear o 15º Concred foi “A Sustentabilidade Humana e o Mundo Exponencial: Construir o Futuro em Tempos de Transformação”. A abertura contou com palestra magna do britânico Jonh Elkington, considerado o “pai da sustentabilidade”.

Reconhecido como o maior evento do setor na América Latina, o congresso integra participantes do Brasil e de outros países, incluindo dirigentes de cooperativas de crédito, conselheiros, gestores, estudantes, acadêmicos, lideranças sociais e outros representantes do mercado cooperativo. A programação do evento abrangeu uma série de atividades, como debates, feiras de negócios, workshops e espaços dedicados à capacitação e networking.

O vice-presidente da CapitalCredi, Edilson Alves de Araújo, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento do cooperativismo no país. 

“Este Congresso reuniu todas as cooperativas de crédito do país, juntamente com suas centrais. É um evento amplo, onde tivemos aproximadamente 3 mil pessoas, com palestras e debates sobre o cooperativismo como um todo. É muito interessante, quem participa sai gratificado com a quantidade de informações adquiridas”, afirmou. 

O membro do Conselho de Administração da CapitalCredi, Antônio José Vaglieri, enfatizou o papel fundamental das cooperativas no avanço das práticas ESG (ambiental, social e governança).

“O 15º Concred convocou as cooperativas para assumirem o protagonismo ESG que é característica da sua essência. Cooperativa é social, é pessoas, é financeiro na exata medida que permita o melhor conforto da vivência com olhar alongado à infinita existência humana no planeta”, disse. “O nosso estado do Acre e, portanto, suas cooperativas detém características muito favoráveis. Devemos desmistificar, encontrar o equilíbrio das atitudes necessárias, assumir o papel que nos cabe e ajudar a socializar as informações e entendimento aos nossos cidadãos.”

Neste ano, o evento teve correalização da Sicoob Central Crediminas e do Sicoob Central Cecremge; apoio institucional do Banco Central do Brasil e Sistema Ocemg – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais; patrocínio master do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras; e patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O Diretor-presidente do Sicoob Uni Acre, Dr. Nilton Ghiotti de Siqueira, destacou aspectos fundamentais discutidos durante o evento. 

“Dos temas relevantes apresentados, através de palestras em plenária e paineis, destacamos as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), que garantem a gestão da sustentabilidade dos negócios, novidades regulatórias do Banco Central do Brasil e a evolução tecnológica com destaque para o uso da Inteligência Artificial como ferramenta de excelência do negócio”, afirmou. 

“Vale destacar também  a intercooperação, onde dirigentes de cooperativas de crédito de todo o Brasil têm a oportunidade de troca de experiências, interagindo sobre as melhores práticas e fortalecendo a rede de cooperação. Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Sescoop e a OCB do Acre que sempre nos apoia em eventos que fomentam os 07 princípios do cooperativismo”, acrescentou.

O Diretor-administrativo Financeiro do Sicoob Uni Acre, James Costa, expressou seu agradecimento e refletiu sobre a experiência do evento.

“Agradecemos ao Sescoop e a OCB do Acre, na pessoa do presidente Valdemiro Rocha, por ter proporcionado a delegação do Sicoob Uni Acre participar do maior evento do segmento, que neste ano, teve como tema principal o grande desafio de como ter resultados financeiros cuidando do social e ambiental. Foram três dias de imersão que trouxeram um grande aprendizado para todos nós”, finalizou.

Texto: Andréia Oliveira e Bárbara Silva

Sistema OCB participa de assembleia da Coopercafé que apresentou resultados da cooperativa e o avanço das obras do Completo Industrial do Café

Sistema OCB participa de assembleia da Coopercafé que apresentou resultados da cooperativa e o avanço das obras do Completo Industrial do Café

 A Cooperativa de Produtores de Café do Vale do Juruá (Coopercafé), realizou no sábado (3) sua Assembleia Geral Extraordinária, na estrutura do Complexo Industrial do Café, que está sendo construído em Mâncio Lima (AC), reunindo mais de 100 produtores de café da região, representantes do Sistema OCB e a diretoria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Na quinta-feira (1), foram entregues os primeiros equipamentos do Complexo Industrial – seis secadores de 15 mil litros, o que representa cerca de 40% do total dos maquinários da indústria. Ao menos quinze microprodutores de café da região do Juruá serão contemplados com a construção de terreiros suspensos para a secagem de café em suas propriedades. A ação é fruto de uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Amazônia +21, no qual a Agência é filiada. Além de cumprir o compromisso mensal dos cooperados, foi apresentada na reunião a atualização sobre o andamento dos investimentos e o prazo de conclusão da obra do Complexo do Café do Juruá, o maior complexo industrial de beneficiamento do café da agricultura familiar da região Norte, com a presença da Diretora de Economia Sustentável da ABDI, Perpétua Almeida. Orçado em mais de R$ 8 milhões e com contrapartida da Coopercafé no valor de R$1,7 milhão, a construção da estrutura já superou 90% do total da obra. “Esse investimento que a ABDI está trazendo para o Acre tem foco no cooperativismo, na sustentabilidade e na agricultura familiar. O Complexo Industrial do Café é um projeto econômico que transforma a vida das pessoas e impacta positivamente toda essa importante região do Acre”, disse a diretora O gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB Acre, Rodrigo Forneck, pontuou a importância das parcerias para o fortalecimento da Coopercafé. “Na oportunidade, também apresentamos os esforços que foram feitos para que a Coopercafé estivesse apta a receber os benefícios da política de incentivos fiscais à indústria do Governo do Estado. Foi uma grande força tarefa realizada pela OCB, Cooperacre e Coopercafé para que hoje ela estivesse habilitada a este programa”. A Cooperativa assinou na quinta-feira (1), o termo de acordo à Política de Incentivo às Atividades Industriais no Estado do Acre (Copiai), que garante incentivos fiscais e concessões de áreas para indústrias acreanas. Já o presidente da Coopercafé, Jonas Lima, fez questão de agradecer a todos aos parceiros que tem investido e acredito no projeto da cooperativa. “O meu sentimento é de gratidão a todos que acreditaram que esse projeto do café no Juruá poderia dar certo, agradeço a todos que tem nos ajudado, feito investimentos aqui, são mais de 100 famílias beneficiadas e a tendência é aumentar, atualmente nos temos mais de três milhões de café plantados que vão começar a dar resultados em 2025, quando teremos muita produção para colher. Isso vai impactar a economia local e principalmente a vida das pessoas, dos pequenos produtores. A OCB está com a gente desde o começo da Coopercafé, agradeço ao presidente Valdemiro e a toda a equipe técnicos pelo suporte e também a ABDI na pessoa da Perpétua, do Tosta e de toda sua equipe, sem vocês esse projeto não estaria no status que está hoje, caminhando para a conclusão da obra”, disse. Fotos: Juan Diaz

Sistema OCB presta serviços à cooperativas na Expo Juruá

Sistema OCB presta serviços à cooperativas na Expo Juruá

Participando pela primeira vez com estande institucional na maior feira de negócios e entretenimento do Vale do Juruá, o Sistema OCB, que compreende a Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), está oferecendo serviços e soluções para cooperativas que estão expondo e comercializando na Expoacre Juruá 2024. O estande está localizado em anexo ao espaço do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e está preparado para receber dirigentes, cooperados e o público em geral.  O gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB Acre, Rodrigo Forneck, pontua os serviços que estão sendo prestados às cooperativas durante o evento.  “Entre os serviços ofertados estão orientações gerais de como constituir uma cooperativa; apresentação do cardápio de soluções organizacionais e de desenvolvimento humano para as cooperativas; realização da atualização cadastral; e início da aplicação do diagnóstico Identidade, que visa fortalecer a segurança jurídica e a perenidade do modelo cooperativista”, disse. “Além disso, este espaço institucional visa apresentar ao público visitante o que é o Sistema OCB e o Sescoop do Acre.” Coops na Expo Juruá Participam da Expo Juruá 2024 às cooperativas: Coopercafé, Central Juruá, Juruá Alimentos, Cooperfarinha, Cooperfam, Coopersonhos, Cooperacre, entre outras, apresentando ao público presente o melhor do café, da farinha, farofa saborizada, castanha, palmito, frutas e produtos diversos da agricultura familiar.
Coopercafé assina termo de acordo com o governo do Estado para receber incentivos tributários

Coopercafé assina termo de acordo com o governo do Estado para receber incentivos tributários

A Cooperativa de Cafeicultores do Vale do Juruá (Coopercafé) assinou na noite desta quinta-feira (1), no Espaço Indústria da Expoacre Juruá, o termo de acordo à Política de Incentivo às Atividades Industriais no Estado do Acre (Copiai), que garante incentivos fiscais e concessões de áreas para indústrias acreanas. O acordo visa o incentivo na modalidade de financiamento direto ao contribuinte, limitado ao total do investimento fixo realizado, mediante nível de redução de 95% (noventa e cinco por cento) dos saldos devedores do ICMS próprio, nos termos da Lei Nº. 1.358, de 29 de dezembro de 2000. A Copiai é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, do Governo do Estado do Acre (SEICT), e tem como objetivo alavancar o crescimento do setor industrial do Estado, propiciando um incremento da geração de emprego e renda. Para o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, os incentivos servem como fomento à geração de novas oportunidades. Ele destaca que, desde a criação da Copiai, mais de 160 empresas já foram beneficiadas. O titular da SEICT destacou que a determinação do governador Gladson Cameli é de diminuir embaraços ao setor produtivo e, dentro da legalidade, encorajar o desenvolvimento industrial e comercial. “Uma série de benefícios ocorre nesta relação. Além da geração de empregos, podemos citar a redução nas desigualdades regionais, além de possibilitar, com os novos produtos, maior exportação e superávit da balança comercial”, concluiu Assurbanipal Mesquita. O presidente da Coopercafé, Jonas Lima destacou a importância desse incentivo para impulsionar a cooperativa. “Um dia muito importante para nossa cooperativa porque vamos ter esse incentivo do Governo do Estado. Esse projeto é um ato social para os produtores rurais, vai garantir que os pequenos tenham iguais condições que os grandes produtores. Quero agradecer ao Sistema OCB que viabilizou nossa adesão a Copiai e também à equipe do Governo pela agilidade de todo o processo para nossa entrada”, disse. Texto: Andréia Oliveira Fotos: Sérgio Vale
Cooperativas apresentam potencial produtivo da região durante a Expo Juruá

Cooperativas apresentam potencial produtivo da região durante a Expo Juruá

O cooperativismo está presente na 19ª edição da Expoacre Juruá, feira de negócios e entretenimento que acontece em Cruzeiro do Sul, de 31 de julho a 4 de agosto. O setor mostra aos visitantes a força e potencial produtivo do cooperativismo na região, com destaque para a agricultura familiar com a produção da farinha, café, feijão, frutas, verduras, entre outros. A Central das Cooperativas dos Produtores Rurais do Juruá (Central Juruá), composta pela Cooperfarinha, Juruá Alimentos, Progredir, Coopercintra, e Coopersonhos, levou para a Expo Juruá a famosa farinha de Cruzeiro do Sul e outros produtos da agricultura familiar, como o feijão produzido em Marechal Thaumaturgo, além de verduras, hortaliças e temperos diversos. Farinha produzida na feira é sucesso entre os visitantes O processo de produção da farinha tem feito muito sucesso na feira. As cooperativas levaram uma casa de farinha semi-automatizada para o evento e estão fazendo ali mesmo a torra da farinha e outros derivados da mandioca, como a tapioca e o beiju, e oferecendo aos visitantes. Outra novidade na Expo Juruá são as farofas saborizadas de gengibre e pimenta, produzidas e comercializadas pela Juruá Alimentos. O produto está ganhando o gosto de quem prova. Selo de qualidade A farinha de Cruzeiro do Sul é reconhecida internacionalmente pela qualidade e sabor inigualável. A Central Juruá é detentora do Selo de Indicação Geográfica (IG), certificação que garante a qualidade do produto. Vitrine de negócios O presidente da Cooperativa Juruá Alimentos, Adauto Messias, avalia a participação na feira como sucesso e destaca que o espaço é uma vitrine poderosa para tornar os produtos conhecidos. “Poder divulgar nossos produtos para o maior número de consumidores de todo Estado do Acre e do Brasil é gratificante, para a nossa cooperativa foi muito importante participar da feira, pois além de termos a oportunidade de apresentar nossos produtos, pudemos conversar com representantes da política e gestores públicos sobre as dificuldades que vivenciamos, aproveitamos para pedir apoio às nossas cooperativas e produtores rurais”, disse. A Cooperfarinha levou para a feira duas toneladas de farinha de mandioca, além de biscoito de goma, beiju, entre outros produtos. O presidente da Cooperfarinha, Sebastião José do Nascimento, ressalta que a feira ajuda a impulsionar as vendas e tornar os produtos conhecidos. “Com toda essa exposição conseguimos divulgar ainda mais os nossos produtos, muitos visitantes pegam nossos contatos para fazer encomendas da nossa farinha exposta no Espaço da Indústria, no Espaço do Sebrae e na feirinha. Para nós, produtores rurais, essa oportunidade é muito importante”, enfatizou. Coopercafé A Cooperativa de Produtores de Café do Juruá (Coopercafé), criada em 2021, mostrou a grandeza e a potencialidade da cultura do café na região. A cooperativa reúne atualmente mais de 100 produtores em Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul e tem mais de dois milhões de pés de café plantados. O presidente da Coopercafé, Jonas Lima, enfatiza o ambiente de negócios oportunizado na feira. “Essa é a nossa segunda participação na Expo Juruá, após a feira do ano passado, fizemos muitos negócios e conseguimos muitos apoios para a cooperativa. Avalio que esta é uma excelente oportunidade para tornar nosso produto conhecido, de fazer negócios e mostrar o potencial do café do Juruá e do cooperativismo. Aproveito para parabenizar todos os organizadores dessa linda e importante feira”, finalizou. Texto: Andréia Oliveira Fotos: Sérgio Vale
Secretário do MDA visita o Sistema OCB e cooperativas no Acre e faz compromisso de apoiar e fortalecer o setor

Secretário do MDA visita o Sistema OCB e cooperativas no Acre e faz compromisso de apoiar e fortalecer o setor

O Secretário Nacional de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger, esteve no Acre esta semana para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar no Acre. O anúncio prevê investimento de R$ 700 milhões para o setor. Como parte da agenda no estado, Vanderley Ziger visitou a sede do Sistema OCB no Acre, onde foi recebido pelo presidente Valdemiro Rocha, e participou de reunião com diretores da instituição e dirigentes de cooperativas da agricultura familiar e economia solidária. Ele também esteve na sede da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário para tratativas operacionais com representantes de bancos públicos, cooperativas de crédito e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Acre (Fetacre). Além disso, o secretário do MDA visitou a agroindústria da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre) e também a Cooperativa de Laticínios, Coopel. Na oportunidade, o secretário do MDA ressaltou o compromisso do governo do presidente Lula com a agricultura familiar e com o cooperativismo, enfatizando a importância do Acre nesse contexto. “O estado do Acre tem desenvolvido na agricultura familiar um potencial extraordinário de crescimento e de avanço, demonstrando que esse setor possui alta capacidade, e por isso o governo federal anuncia o Plano Safra com volumes recordes de recursos. É assim que a gente constrói um país diferente, garantindo que o alimento possa chegar na mesa de quem consome por um preço justo, e, ao mesmo tempo, fortalecendo as nossas entidades e organizações. Saímos do Acre com o compromisso firmado com as lideranças”, disse.   Texto: Andréia Olivera Fotos: Assessoria