Sistema OCB/AC
Fortalecendo o movimento cooperativista no Acre
Fortalecendo o movimento cooperativista no Acre
Nós nascemos com o objetivo de unir pessoas que acreditam no cooperativismo. Nos organizamos para fortalecer o movimento cooperativista e defendê-lo como modelo socioeconômico capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Ser cooperativista é acreditar que juntos podemos mais, e o Sistema OCB/AC é a consolidação dessa ideia.
"Ser referência na representação e no desenvolvimento do cooperativismo acreano.”
"Ser referência na representação e no desenvolvimento do cooperativismo acreano.”
Em 18 de abril de 1973 foi aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária o órgão representativo do movimento cooperativista junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ao governo e demais instituições estaduais, a Organização das cooperativas do Estado do Acre, sigla OCEA. Sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede e foro na Avenida Nações Unidas, Bairro Estação Experimental, em Rio Branco – Acre, sem nenhuma denominação como entidade sindical.
No dia 2 de outubro de 1999, na sede da Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado do Acre – OCEA, com 26 participantes, entre eles o então presidente Tristão Silveira, foi aprovado o regime interno do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Acre – Sescoop/AC, apresentado e empossado seu Conselho Administrativo que tinham consonância com o Conselho de Administração da OCEA. Na ocasião também foram escolhidos os conselheiros da área Fiscal e seus suplentes, e aprovado por unanimidade, Valdemiro Rocha como superintendente da unidade.
Dia 26 de julho de 2003 foi realizado a alteração do Estatuto da Organização e Sindicado das Cooperativas do Estado do Acre – OCEA, com a mudança em sua nomenclatura para Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre – OCB/AC, a reformulação devidamente registrada em cartório não possui nenhuma observação ou documento sobre registro sindical patronal.
Em 23 de julho de 2004, foi aprovado a transformação das administrações Estaduais do Sescoop, a condição de Matriz, conforme o parecer atribuído ao disposto n ° 12 do artigo 13 da instrução normativa SRF n° 200.
Dia 30 de abril de 2005, foi reformulado o estatuto do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre – OCB/AC, em relação aos objetivos, direitos e deveres da instituição, sua autogestão, manutenção, eleições e orientado o foro da entidade, na cidade de Rio Branco – AC, rua Chile, bairro Habitasa.
De acordo com a resolução n° 37 de 29 de junho de 2005, foi aprovado a alteração da pessoa física responsável perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica -CNPJ, considerando que cada unidade estadual do Sescoop possua seu gestor e este será responsável diante ao CNPJ.
No dia 30 de abril de 2007, foi feito a 4° alteração do estatuto social do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre – OCB/AC, relacionado a constituição da entidade, que é formada por cooperativas singulares, centrais, federações e confederações de quaisquer ramos, suas obrigações como entidade sindical, direitos e deveres, conselho diretor composto por 7 membros, conselho fiscal com 3 membros, conselhos especializados estruturados por ramos cooperativistas composto por seus diretores, conselho de ética com 6 membros, o cargo da superintendência, órgão auxiliar da presidência da OCB/AC e ao patrimônio e manutenção da organização, que permite a posse de bens móveis e imóveis dentro de suas possibilidades financeiras.
Em 18 de março de 2009, foi realizado com o Conselho Diretor do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre, com o presidente Valdemiro Rocha e o superintendente Emerson Gomes, Assembleia Geral Ordinária para a alteração do endereço da sede administrativa da OCB e do Sescoop/AC, que passou a funcionar na Rua Coronel Alexandrino, Bairro Bosque em Rio Branco – Acre.
No dia 16 de janeiro de 2013 foi realizado durante Assembleia Geral Extraordinária, a 6° alteração do Estatuto Social da OCB/AC, onde o principal assunto debatido foi a mudança na denominação da instituição, com a exclusão de qualquer referência a entidade de natureza sindical, já que a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre não detém essa condição.
05 de abril de 2017 foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, com a eleição e posse da diretoria, conselho fiscal e de ética, o secretário geral e presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre.
O Sistema OCB/AC é dividido em duas casas, cada uma com sua função específica e todas sempre trabalhando juntas pelo cooperativismo. Conheça como trabalha cada uma das nossas instituições e o que elas podem fazer por você, pelas cooperativas e pelo país.
A instituição promove a autogestão e difunde a cultura cooperativista. Foca no desenvolvimento das pessoas e dos negócios para fortalecer o cooperativismo. É o Sescoop que formula e oferece cursos de capacitação, com foco na formação profissional, educação cooperativista, gestão e liderança cooperativa, entre outros. A gente acredita que uma das melhores formas para multiplicar resultados é acumular aprendizados.