Sistema OCB e Projeto Legal reúnem com o coordenador do Observatório do Cooperativismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul para conhecer experiência
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
Dirigentes e técnicos da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre e pesquisadores Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal no Acre participaram no sábado, 14, de reunião com o professor Alessandro Arruda, que coordena o Observatório do Cooperativismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, para conhecer o funcionamento e o trabalho desenvolvido naquela instituição.
O Observatório do Cooperativismo da Universidade Federal do Acre está em fase de implantação e visa envolver ampla rede de instituições e organizações, abrangendo desde a sociedade civil até órgãos governamentais, associações e outras entidades ligadas ao cooperativismo. Dentro da universidade, a ideia é integrar pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento, de forma a atender às múltiplas demandas do setor no estado e em organizações correlatas.
A iniciativa de implantação do Observatório no Acre foi idealizada pelo Sistema OCB e Projeto Legal no Acre, com o objetivo de estabelecer um espaço institucional de articulação participativa, dialógica e democrática, focado no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação na área do cooperativismo. Durante o ano de 2024, foram realizadas diversas reuniões para discutir a estruturação do Observatório. No encontro mais recente, foram definidos os últimos ajustes no regulamento e o processo de formalização através de um programa de extensão da Ufac.
A implantação de observatórios em todos os estados que integram a Amazônia Legal Brasil foi uma das metas discutidas na Assembleia Geral da OCB Nacional, realizada no início de 2024. Desde então, Valdemiro Rocha tem liderado os esforços no Acre para tornar essa missão uma realidade, com o apoio de parceiros acadêmicos e institucionais.
Com o apoio da Ufac e de diversas entidades parceiras, o Observatório do Cooperativismo promete ser uma ferramenta essencial para o fortalecimento e a expansão do cooperativismo no estado do Acre, promovendo uma articulação efetiva entre Universidade, sociedade civil e organizações governamentais.
Participaram a professora da Ufac e coordenadora do Projeto Legal no Acre, Luci Teston; o professor da Ufac Francisco Afonso Nepomuceno; o professor da Ufac, Djair Durand; o diretor Ramo Saúde da OCB/AC, Dr. Hebert Militão; o diretor Ramo Trabalho da OCB/AC, Aloísio Inácio; o presidente do Sistema OCB SESCOOP Acre, Valdemiro Rocha; o superintendente do Sistema OCB SESCOOP Acre, Rodrigo Forneck; o coordenador da Unisol Acre, Carlos Omar; a coordenadora do gabinete do deputado Estadual Pedro Longo, Silvia Monteiro.