
Sistema OCB e MDA apresentam modelo de negócios do cooperativismo na Unidade de Conservação em Sena Madureira
O gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB Acre, Rodrigo Forneck, acompanhado de membros da instituição e do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar no Acre (MDA), Cesário Braga, estiveram na última sexta-feira (5), na Unidade de Conservação localizada no território de Sena Madureira (Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, Floresta Nacional de São Francisco e de Macauã), para apresentar à comunidade o modelo de negócios, soluções e projetos na área do cooperativismo e ações do governo federal.

As unidades representam aproximadamente 10% do território do Acre. Rodrigo Forneck ressalta que o modelo do cooperativismo reconhecidamente funciona nas áreas de RESEX, a exemplo das cooperativas que se encontram no ambiente da Reserva Chico Mendes.
“Reforçamos que a melhor maneira de trabalho a ser desenvolvido nessas áreas é de forma conjunta, através do modelo do cooperativismo. Foi uma agenda muito produtiva, onde nós pudemos esclarecer dúvidas a respeito do modelo de negócios cooperativista.”

O chefe do Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Aécio Silva dos Santos, enfatiza a relevância da união para o desenvolvimento sustentável no Acre.
“Essa integração entre as instituições ICMBio, MDA e OCB é de grande importância para a organização e desenvolvimento nas Unidades de Conservação localizadas no território de Sena Madureira. Organizar as atividades produtivas é fundamental para a conservação territorial, qualidade de vida das populações tradicionais e desenvolvimento sustentável do Estado do Acre.”

O Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Acre, Cesário Braga, enfatiza a importância da cooperação entre as instituições. “A visita foi importante para que pudéssemos dialogar com a comunidade sobre a construção de soluções produtivas com viabilidade econômica e ambiental. Acredito que essa parceria pode ser o caminho para encontrar essas soluções”, disse.

Texto: Andréia Oliveira e Bárbara Silva