Sistema OCB e Legal Amazônia buscam parceria com a Aleac para fortalecer ações voltadas à pesquisa e qualificação
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
O presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha e o coordenador do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fabiano Santos, participaram nesta terça-feira, 19, de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga e os deputados Eduardo Ribeiro e Edvaldo Magalhães, ocasião em que trataram do fortalecimento de parcerias voltadas à pesquisa e qualificação. Também estiveram presentes a coordenadora do Projeto Legal no Acre, professora Dra. Luci Teston; a coordenadora de Relações Institucionais do Sistema OCB do Paraná, Daniely Andressa e o professor da Ufac, Francisco Afonso Nepomuceno, membro do Legal no Acre.
Na oportunidade, o coordenador do Legal apresentou o trabalho realizado pelo Laboratório nos nove estados em que tem atuação em áreas como monitoramento de eleições e do Legislativo; organização e sistematização de dados; pesquisas qualitativas; e produção de boletins.
“É um prazer estar com o presidente da Aleac, com o objetivo de estabelecer um contato inicial, mostrando o nosso trabalho e ouvindo sobre o trabalho da Aleac, principalmente sobre a Escola do Legislativo. A partir disso, o nosso objetivo é conectar esses esforços, no sentido de produzir inteligência e canais de diálogo entre o que é produzido na universidade sobre a sociedade e a política no Acre, e aquilo que é debatido no âmbito da Assembleia”, disse o Coordenador. “O Laboratório tem muito a ganhar com essa parceria no que diz respeito ao monitoramento das políticas públicas e da produção de informação sobre políticas, visamos subsidiar os processos decisórios na Assembleia”, finalizou.
Fabiano Santos ministra no Acre esta semana o workshop “Introdução aos Estudos Legislativos”, de 18 e 20 de novembro, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac). A capacitação é voltada a estudantes, pesquisadores e profissionais e visa apresentar aos participantes os fundamentos teóricos e metodológicos da moderna análise do funcionamento do Poder Legislativo nas democracias contemporâneas. Procura também mostrar como tal aparato foi absorvido nos estudos sobre a política brasileira desde a transição democrática iniciada nos anos 80 do século passado. Além disso, se debruça sobre como aplicar instrumentos e técnicas para a pesquisa de Assembleias Legislativas.
Valdemiro Rocha fez um pedido ao presidente da Aleac para que seja firmada uma parceria entre a Assembleia através da Escola do Legislativo e o Laboratório Legal para a geração de conhecimento, capacitação e qualificação de servidores e colaboradores da Casa.
A coordenadora do Legal no Acre, Luci Teston, destacou a importância de fortalecer o diálogo entre a universidade e as instituições públicas do estado. “Este é o 4 workshop que o Legal no Acre realiza em 2024 e é direcionado aos estudos legislativos. Um dos objetos do Laboratório é o monitoramento do Legislativo, então a proposta é trazer conhecimentos teóricos e práticos em relação ao funcionamento das assembleias do legislativo brasileiro. Nós partimos da concepção de que a universidade deve estabelecer um diálogo com a sociedade e com as instituições. Para isso, o diálogo com a Aleac é fundamental”, afirmou.
Fotos: Willamis Franca