Featured

Sistema OCB do Acre recebe esta semana a coordenadora de Relações Institucionais da OCEPAR

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

WhatsApp Image 2024 11 19 at 11.09.00

O Sistema OCB do Acre recebeu nesta segunda-feira, 19, a coordenadora de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), Daniely Andressa da Silva, que veio compartilhar experiências exitosas de programas e projetos executados naquela unidade, entre eles, o Programa de Educação Política e o Fortalecimento da Representação do Cooperativismo do Paraná.

WhatsApp Image 2024 11 19 at 11.09.02 1

Daniely Andressa fará ao longo da semana exposição do trabalho executado no Paraná, que é modelo para o Brasil, e vai capacitar a equipe da OCB do Acre na implantação do Programa de Educação Política no estado. O treinamento estará focado em temas como cidadania e participação, sistema político e eleitoral, engajamento e liderança ativa, o papel das políticas públicas, voz e protagonismo e ações práticas.

O Programa de Educação Política das Cooperativas Brasileiras é uma iniciativa do Sistema OCB e destina-se ao público cooperativista. A essência do projeto é fomentar a participação política dos cooperativistas brasileiros, fortalecendo a representação político-institucional do setor.

WhatsApp Image 2024 11 19 at 11.09.01 1

O objetivo é sensibilizar sobre a importância da participação popular, incentivar o voto consciente e a escolha de candidatos alinhados aos interesses do cooperativismo e que, se eleitos, possam integrar a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), no Congresso Nacional. O resultado esperado é a formação de uma base parlamentar sólida e alinhada com a defesa das demandas do setor.

Neutralidade ideológica e partidária é a tônica das ações de conscientização política no cooperativismo. O trabalho pauta-se numa linha técnica, baseada em dados sobre a atuação dos candidatos, matérias de interesse do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, envolvimento dos parlamentares e resultados da atividade de representação político-institucional no atendimento das demandas das cooperativas.

O Programa de Educação Política do Cooperativismo está pautado em ações compartilhadas entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), unidades estaduais, cooperativas e cooperados.

WhatsApp Image 2024 11 19 at 11.09.02

Objetivos

* Fomentar a conscientização, o engajamento e a participação política do cooperativismo brasileiro e potencializar a sua representação político-institucional;
* Impulsionar a eleição e reeleição de candidatos comprometidos com o cooperativismo e fomentar o engajamento político de jovens, mulheres e demais lideranças cooperativistas;
* Conscientizar as cooperativas sobre o impacto das políticas públicas para os negócios;
* Transparência e prestação de contas na atuação do Sistema OCB e Frencoop;
* Ampliar a participação do cooperativismo na construção de propostas aos presidenciáveis.

Eixos de atuação

* Proposta para um Brasil mais cooperativo;
* Boas práticas de atuação no processo eleitoral;
* Comunicação e mobilização digital;
* Prestação de contas da atuação de parlamentares;
* Engajamento, participação e representação cooperativista.

Fonte: Sistema OCB/2021

Conteúdos Relacionados