Presidente do Sistema OCB participa do Seminário de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura Familiar da Região Norte
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
O presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, participa do Seminário de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura Familiar da Região Norte, realizado em Manaus – AM, nos dias 4 e 5 de novembro, na Universidade Nilton Lins. Representando o Acre, participam também o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Acre (MDA/AC), Cesário Braga; o presidente da Coopagro, Geraldo Pereira Maia; o presidente da Coopercafé, Jonas Lima; o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura no Acre (Fetacre), Sergione Paiva; a tesoureira da Fetacre e Vereadora eleita de Manoel Urbano, Marta Milena; a Vereadora e presidente da STTR de Porto Walter, Ângela Barbosa; e o presidente do STTR de Assis Brasil e Vereador eleito, Jurandi Araújo. O Seminário visa fortalecer a agricultura familiar e promover a inovação e inclusão das cadeias produtivas regionais.
O evento é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), encabeçado pelos secretários Vanderley Ziger, da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF), Moisés Savian, da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental (SFDT) e pelo Chefe-Geral da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento.
O seminário também tem como objetivo mapear a oferta e demanda de máquinas e equipamentos para a Agricultura Familiar, dos atores (ICTs, Empresas, Organizações da Agricultura Familiar e Governos), assim como apresentar as oportunidades de financiamento, debater sobre a estrutura da plataforma digital de máquinas e equipamentos para a Agricultura Familiar e promover a integração das organizações envolvidas com a agenda de máquinas e equipamentos para o setor.
A programação do evento conta com mesas-redondas, painéis, trabalhos em grupo e debates, abordando temas como oportunidades de financiamento, demandas e experiências de pesquisa, desenvolvimento e comercialização de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar. Durante os dois dias de atividades, os participantes puderam discutir e explorar soluções para a mecanização e propor roteamentos para a continuidade das ações da agenda de máquinas e equipamentos no setor.