
Plano Safra é lançado no Acre com investimento recorde para a agricultura familiar
O Secretário Nacional de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger, esteve no Acre esta semana para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar no Acre. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Acre (Ifac), na segunda-feira, 29. O anúncio prevê investimento de R$ 700 milhões para o setor.
O Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 é uma iniciativa que assegura R$ 85,7 bilhões para o desenvolvimento da agricultura familiar, oferecendo linhas de crédito diferenciadas com juros menores, assistência técnica, seguros e capacitação. Este plano também promove o cooperativismo, a pesquisa e inovação em tecnologias, garantindo mais recursos e maior acessibilidade para os agricultores familiares, para fortalecer a produção sustentável e a economia rural.
Na oportunidade, Vanderley Ziger destacou a importância do Acre no cenário da agricultura familiar e o compromisso do governo federal com investimentos na área. “O estado do Acre tem desenvolvido na agricultura familiar um potencial extraordinário de crescimento e de avanço, demonstrando que esse setor possui alta capacidade, e por isso o governo federal anuncia o plano safra com volumes recordes de recursos”, disse.
O secretário também ressaltou a estratégia do governo para fortalecer a agricultura familiar. “É assim que a gente constrói um país diferente, garantindo que o alimento possa chegar na mesa de quem consome por um preço justo, e, ao mesmo tempo, fortalecendo as nossas entidades e organizações. Saímos do Estado com o compromisso firmado com as lideranças”, acrescentou.
Fortalecimento do Cooperativismo
Como parte de sua agenda no Acre, Vanderley Ziger visitou a sede do Sistema OCB no Acre, onde foi recebido pelo presidente Valdemiro Rocha, que acompanhou toda a agenda, e participou de reunião com diretores da instituição e dirigentes de cooperativas da agricultura familiar e economia solidária. Ele também esteve na sede da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário para tratativas operacionais com representantes de bancos públicos, cooperativas de crédito e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Acre (Fetacre). Além disso, o secretário do MDA visitou a agroindústria da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre) e também a Cooperativa de Laticínios, Coopel.
Texto: Bárbara Silva e Andréia Olivera
Fotos: Assessoria





Notícias