OCB participa de capacitação com cooperativas e sindicatos de Xapuri para acessarem recursos e editais públicos

OCB participa de capacitação com cooperativas e sindicatos de Xapuri para acessarem recursos e editais públicos

O presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha, participou nesta quarta-feira, 17, em Xapuri, da capacitação em gestão social e econômica de cooperativas e associações da agricultura familiar no estado para acesso a recursos e editais públicos do governo federal.

A atividade é promovida pelo Centro de Formação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Acre (CFTT) em parceria com a Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar no Acre (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater) e Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), executada em municípios do Acre através de emenda parlamentar destinada pelo senador Sérgio Petecão.

Valdemiro Rocha destacou a oportunidade para o fortalecimento das cooperativas e o crescimento na geração de trabalho e renda.

“A proposta é que a OCB/Sescoop, em colaboração com as cooperativas, a Emater, o MDA, os sindicatos parceiros e as associações, busquem maneiras de aprimorar esses programas, que são de grande importância. É um esforço que assegura uma renda mínima para as famílias participantes”, afirmou. 

A capacitação é realizada pelo Técnico da Seagri, Paulo Lima verde, fornecendo orientações referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que juntos, fortalecem a economia local e melhoram a qualidade de vida nas comunidades.

O Superintendente do MDA no Acre, Cesário Braga, afirmou a relevância da capacitação para o fortalecimento das associações e cooperativas participantes. “Estamos trabalhando a capacitação de associações e cooperativas para que possam acessar o PNAE e o PAA, que são programas estruturantes de compras governamentais. Vamos fortalecer as associações e cooperativas para que possam acessar ainda mais esse recurso”, disse.

Texto: Andréia Oliveira e Bárbara Silva.

Conteúdos Relacionados