OCB no Acre entrega "Carta do Cooperativismo Acreano" para candidatos à Prefeitura de Rio Branco

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no Acre realizou, em setembro, uma série de encontros com os candidatos à prefeitura de Rio Branco, para apresentar a "Carta do Cooperativismo Acreano". O documento reúne as principais demandas do setor, incluindo a necessidade de incentivos à produção de bens e serviços, melhorias na infraestrutura agropecuária e maior apoio ao cooperativismo de crédito.

WhatsApp Image 2024 10 02 at 11.38.24 1

O primeiro candidato a receber o setor foi Tião Bocalom (PL), na quarta-feira (25). Em seguida, Marcus Alexandre (MDB), na manhã da sexta-feira (27); Dr. Jenilson Leite (PSB), na tarde da sexta-feira (27); e Emerson Jarude (NOVO), representado por seu vice, Capitão Isaías, na segunda-feira (30).

DSC09984

Os encontros reuniram dirigentes e cooperados de diversas cooperativas, visando discutir o fortalecimento do setor no município. A carta foi entregue por líderes, que ressaltaram a importância de uma gestão municipal comprometida com as necessidades do cooperativismo para impulsionar o crescimento econômico no estado.

WhatsApp Image 2024 10 02 at 11.25.38

Atualmente, o Acre conta com mais de 64 mil cooperados, distribuídos entre 62 cooperativas filiadas ao Sistema OCB, atuando nos setores de agricultura familiar, transporte, agropecuária, agroextrativismo, saúde, crédito, trabalho, produção e bens de serviço.

O termo de compromisso apresenta propostas para as áreas de: Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego; Inclusão Social e Distribuição de Renda; Sustentabilidade Ambiental e Mudança Climática; Educação e Formação da Juventude; Atenção Básica e Saúde de Qualidade; Gestão Pública e Serviços de Qualidade.

IMG 9210

Durante o evento, os cooperativistas expressaram suas expectativas sobre as políticas de incentivo ao setor. Entre as demandas mais urgentes estão a ampliação do acesso ao crédito e a criação de programas de apoio para a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e do agroextrativismo. O termo de compromisso assinado pelo candidato também prevê ações específicas para os ramos da agricultura familiar, transporte, agropecuária, agroextrativismo, saúde, crédito, trabalho, produção e bens de serviço.

Conteúdos Relacionados