Dirigentes de cooperativas debatem últimos detalhes da criação da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar

Dirigentes de cooperativas debatem últimos detalhes da criação da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar

Em reunião realizada na sede do Sistema OCB Acre, na quinta-feira, 9, dirigentes de cooperativas da agricultura familiar debateram detalhes técnicos acerca do estatuto da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar do Acre, que está em processo de formalização para criação.

O encontro de trabalho foi coordenado pela Diretora do Ramo da Agricultura Familiar da OCB, que também é presidente da Cooperativa AcreVerde, Fátima Maciel, que explicou o objetivo de criação da Central.

“Estamos unidos no intuito de formar essa Central de Cooperativas da Agricultura Familiar no Estado com o objetivo de fortalecer e organizar a nossa rede para o trabalho em conjunto, visando a cooperação estratégica para favorecer as entidades envolvidas, os agricultores familiares e extrativistas, conectando produção, venda e crédito, impulsionando a sustentabilidade”, disse.

Na ocasião, os dirigentes presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e obter orientações do presidente do Sistema OCB Acre, Valdemiro Rocha, e do assessor jurídico do Sescoop, Erick Venâncio, sobre os procedimentos a serem adotados dentro da Central, e irão levar essas deliberações e aprendizados para suas cooperativas.

“Nessa reunião debatemos a criação do Estatuto da nova Central, além de discutir a questão dos delegados. Abordamos como educar os delegados, socializar e como construir a Central de forma adequada. Recebemos esclarecimentos do presidente Valdemiro e do Dr. Érick Venâncio. Foi uma reunião de alinhamento, na qual debatemos e aprendemos sobre os pontos essenciais para criar a Central dentro da legalidade”, enfatizou Fátima Maciel.

Texto: Andréia Oliveira e Amanda Oliveira

Fotos: Alice Hainan

Conteúdos Relacionados