Cooperativas participam do lançamento do programa da Apex que qualifica empresas e cooperativas para exportação
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
A diretoria Executiva do Sistema OCB no Acre e representantes das cooperativas Juruá Alimentos, CooperAçaí, Coopel, Coopermoveis, Coopbeef, Coopmac, Coopermix e Cooperacre participaram, nesta segunda-feira (7), do lançamento do novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atenderá, ao longo dos próximos dois anos, empresas e cooperativas de todo o estado do Acre. O evento aconteceu na sede do Sebrae em Rio Branco.
O PEIEX é uma iniciativa da ApexBrasil executada de forma gratuita em todas as regiões do país, visando preparar empresas e cooperativas brasileiras para começar a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação de especialistas em comércio exterior. No Acre, o Programa terá agora o seu segundo ciclo, que será operado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae-AC).
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, esclareceu que o programa da Apex prepara, sobretudo, pequenos negócios para conquistarem mercados no mundo com competitividade, contando com a parceria do Sebrae e outras instituições. “Este é um programa da Apex que prepara sobretudo pequenos negócios para conquistarem mercados no mundo inteiro com competitividade e chega a todas as regiões do país. Com a parceria do Sebrae e outras instituições, o PEIEX amplia ainda mais esta capilaridade”, disse.
Segundo ele, o programa tem um olhar especial para a Amazônia. “Nós estamos fazendo um trabalho, o time da Apex está todo aqui porque a gente está fazendo isso em todos os estados do Brasil e com um olhar um pouco mais diferenciado para a Amazônia. Essa missão aqui no Acre envolve duas ações: uma é essa que começou lá em Cruzeiro do Sul, para identificar produtos que existem na região e que possam ser usados por empresas que exportam, como calçados, roupas e objetos de uso pessoal. Isso é um trabalho bem bacana. Nós fizemos no Maranhão, e agora estamos fazendo aqui. Hoje, estamos lançando outro programa chamado PEIEX, que foi criado pelo presidente Lula lá atrás. Ele habilita empresas e cooperativas para serem exportadoras”, declarou.
Na oportunidade, o Gerente Comercial da Cooperativa dos Extrativistas do Acre (Cooperacre) falou em nome das cooperativas presentes e ressaltou a importância do PEIEX como forma de incentivar empresas e cooperativas locais a estarem preparadas para ganhar novos mercados internacionais e ampliar oportunidades para o setor, destacando o potencial dos produtos amazônicos no mercado externo. “Através da Apex, em 2021, a Cooperacre participou do PEIEX, onde pudemos aprimorar os processos de exportação da cooperativa. Nós que já exportávamos nossos produtos, pudemos qualificar através de treinamentos, e assim ampliar esse processo. Esse lançamento amplifica ainda mais as oportunidades. Temos um grande potencial com os produtos da Amazônia para a exportação. Com certeza o PEIEX irá trazer grandes resultados para o nosso estado”, afirmou.
Valdemiro Rocha, presidente do Sistema OCB no Acre, reforçou a importância do Programa da ApexBrasil, que neste novo ciclo abre oportunidade para as cooperativas participarem. “Nós do Sistema OCB estamos colaborando com o processo de mobilização e incentivando nossas cooperativas para que participem deste programa de qualificação da Apex, que neste novo ciclo abriu oportunidade para as cooperativas. Entendemos que assim como a Cooperacre que hoje já exporta seus produtos para mais de 10 países mundo afora, outras cooperativas terão oportunidade de se qualificar e estarem aptas a também levarem seus produtos para novos mercados. Portanto, não só parabenizo a ApexBrasil e o Sebrae pela iniciativa, como nos colocamos na condição de parceiros neste processo de formação e qualificação”, disse.
Entre os desafios do Programa está a desmitificação de que exportação é algo apenas para grandes empresas. “A ApexBrasil atua para apoiar os empreendedores brasileiros na sua jornada exportadora, oferecendo capacitação e orientação sobre burocracia, tarifas aduaneiras, adequação às regras de cada país e entre outras exigências dos negócios internacionais”, explica a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado. “Empresas de todos os portes e setores podem participar”, reforça.
Sobre o PEIEX
Desenvolvido em 2004, o PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela ApexBrasil para que empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Implementado em todas as regiões do Brasil, ele é executado por meio de parcerias com instituições como Universidades, Parques Tecnológicos, Fundações de Amparo à Pesquisa, Federações da Indústria e Sebrae. Profissionais especialistas em comércio exterior orientam empresários nos caminhos mais adequados para conquistar o mercado externo. Ao longo do último ano, 2.578 empresas aderiram ao PEIEX no Brasil todo. No ciclo entre 2021 e 2023, o programa atendeu 5.334 empresas, das quais 827 exportaram e geraram US$ 3,16 bilhões em volume de negócios.