
Cooperativas de crédito do Acre participam do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito
As cooperativas de crédito Sistema CredSIS, Sicoob Uni Acre e Sicredi Biomas participaram do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – Concred, entre os dias 7 e 9 de agosto, em Belo Horizonte-MG. O evento reuniu líderes do setor para interações valiosas, compartilhamento de conhecimento e realização de negócios estratégicos na Feira Cooperativista.
O tema central escolhido para nortear o 15º Concred foi “A Sustentabilidade Humana e o Mundo Exponencial: Construir o Futuro em Tempos de Transformação”. A abertura contou com palestra magna do britânico Jonh Elkington, considerado o “pai da sustentabilidade”.
Reconhecido como o maior evento do setor na América Latina, o congresso integra participantes do Brasil e de outros países, incluindo dirigentes de cooperativas de crédito, conselheiros, gestores, estudantes, acadêmicos, lideranças sociais e outros representantes do mercado cooperativo. A programação do evento abrangeu uma série de atividades, como debates, feiras de negócios, workshops e espaços dedicados à capacitação e networking.
O vice-presidente da CapitalCredi, Edilson Alves de Araújo, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento do cooperativismo no país.
“Este Congresso reuniu todas as cooperativas de crédito do país, juntamente com suas centrais. É um evento amplo, onde tivemos aproximadamente 3 mil pessoas, com palestras e debates sobre o cooperativismo como um todo. É muito interessante, quem participa sai gratificado com a quantidade de informações adquiridas”, afirmou.
O membro do Conselho de Administração da CapitalCredi, Antônio José Vaglieri, enfatizou o papel fundamental das cooperativas no avanço das práticas ESG (ambiental, social e governança).
“O 15º Concred convocou as cooperativas para assumirem o protagonismo ESG que é característica da sua essência. Cooperativa é social, é pessoas, é financeiro na exata medida que permita o melhor conforto da vivência com olhar alongado à infinita existência humana no planeta”, disse. “O nosso estado do Acre e, portanto, suas cooperativas detém características muito favoráveis. Devemos desmistificar, encontrar o equilíbrio das atitudes necessárias, assumir o papel que nos cabe e ajudar a socializar as informações e entendimento aos nossos cidadãos.”
Neste ano, o evento teve correalização da Sicoob Central Crediminas e do Sicoob Central Cecremge; apoio institucional do Banco Central do Brasil e Sistema Ocemg – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais; patrocínio master do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras; e patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O Diretor-presidente do Sicoob Uni Acre, Dr. Nilton Ghiotti de Siqueira, destacou aspectos fundamentais discutidos durante o evento.
“Dos temas relevantes apresentados, através de palestras em plenária e paineis, destacamos as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), que garantem a gestão da sustentabilidade dos negócios, novidades regulatórias do Banco Central do Brasil e a evolução tecnológica com destaque para o uso da Inteligência Artificial como ferramenta de excelência do negócio”, afirmou.
“Vale destacar também a intercooperação, onde dirigentes de cooperativas de crédito de todo o Brasil têm a oportunidade de troca de experiências, interagindo sobre as melhores práticas e fortalecendo a rede de cooperação. Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Sescoop e a OCB do Acre que sempre nos apoia em eventos que fomentam os 07 princípios do cooperativismo”, acrescentou.
O Diretor-administrativo Financeiro do Sicoob Uni Acre, James Costa, expressou seu agradecimento e refletiu sobre a experiência do evento.
“Agradecemos ao Sescoop e a OCB do Acre, na pessoa do presidente Valdemiro Rocha, por ter proporcionado a delegação do Sicoob Uni Acre participar do maior evento do segmento, que neste ano, teve como tema principal o grande desafio de como ter resultados financeiros cuidando do social e ambiental. Foram três dias de imersão que trouxeram um grande aprendizado para todos nós”, finalizou.
Texto: Andréia Oliveira e Bárbara Silva