Cooperativas de crédito do Acre participam do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito

Cooperativas de crédito do Acre participam do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito

As cooperativas de crédito Sistema CredSIS, Sicoob Uni Acre e Sicredi Biomas participaram do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – Concred, entre os dias 7 e 9 de agosto, em Belo Horizonte-MG. O evento reuniu líderes do setor para interações valiosas, compartilhamento de conhecimento e realização de negócios estratégicos na Feira Cooperativista. 

O tema central escolhido para nortear o 15º Concred foi “A Sustentabilidade Humana e o Mundo Exponencial: Construir o Futuro em Tempos de Transformação”. A abertura contou com palestra magna do britânico Jonh Elkington, considerado o “pai da sustentabilidade”.

Reconhecido como o maior evento do setor na América Latina, o congresso integra participantes do Brasil e de outros países, incluindo dirigentes de cooperativas de crédito, conselheiros, gestores, estudantes, acadêmicos, lideranças sociais e outros representantes do mercado cooperativo. A programação do evento abrangeu uma série de atividades, como debates, feiras de negócios, workshops e espaços dedicados à capacitação e networking.

O vice-presidente da CapitalCredi, Edilson Alves de Araújo, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento do cooperativismo no país. 

“Este Congresso reuniu todas as cooperativas de crédito do país, juntamente com suas centrais. É um evento amplo, onde tivemos aproximadamente 3 mil pessoas, com palestras e debates sobre o cooperativismo como um todo. É muito interessante, quem participa sai gratificado com a quantidade de informações adquiridas”, afirmou. 

O membro do Conselho de Administração da CapitalCredi, Antônio José Vaglieri, enfatizou o papel fundamental das cooperativas no avanço das práticas ESG (ambiental, social e governança).

“O 15º Concred convocou as cooperativas para assumirem o protagonismo ESG que é característica da sua essência. Cooperativa é social, é pessoas, é financeiro na exata medida que permita o melhor conforto da vivência com olhar alongado à infinita existência humana no planeta”, disse. “O nosso estado do Acre e, portanto, suas cooperativas detém características muito favoráveis. Devemos desmistificar, encontrar o equilíbrio das atitudes necessárias, assumir o papel que nos cabe e ajudar a socializar as informações e entendimento aos nossos cidadãos.”

Neste ano, o evento teve correalização da Sicoob Central Crediminas e do Sicoob Central Cecremge; apoio institucional do Banco Central do Brasil e Sistema Ocemg – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais; patrocínio master do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras; e patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O Diretor-presidente do Sicoob Uni Acre, Dr. Nilton Ghiotti de Siqueira, destacou aspectos fundamentais discutidos durante o evento. 

“Dos temas relevantes apresentados, através de palestras em plenária e paineis, destacamos as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), que garantem a gestão da sustentabilidade dos negócios, novidades regulatórias do Banco Central do Brasil e a evolução tecnológica com destaque para o uso da Inteligência Artificial como ferramenta de excelência do negócio”, afirmou. 

“Vale destacar também  a intercooperação, onde dirigentes de cooperativas de crédito de todo o Brasil têm a oportunidade de troca de experiências, interagindo sobre as melhores práticas e fortalecendo a rede de cooperação. Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Sescoop e a OCB do Acre que sempre nos apoia em eventos que fomentam os 07 princípios do cooperativismo”, acrescentou.

O Diretor-administrativo Financeiro do Sicoob Uni Acre, James Costa, expressou seu agradecimento e refletiu sobre a experiência do evento.

“Agradecemos ao Sescoop e a OCB do Acre, na pessoa do presidente Valdemiro Rocha, por ter proporcionado a delegação do Sicoob Uni Acre participar do maior evento do segmento, que neste ano, teve como tema principal o grande desafio de como ter resultados financeiros cuidando do social e ambiental. Foram três dias de imersão que trouxeram um grande aprendizado para todos nós”, finalizou.

Texto: Andréia Oliveira e Bárbara Silva

Conteúdos Relacionados