Cooperativas da agricultura familiar e economia solidária debatem detalhes finais da criação de uma Central do ramo

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 18, na sede do Sistema OCB, dirigentes de cooperativas da agricultura familiar e economia solidária debateram os detalhes finais para a criação da Central de Cooperativas do ramo no Estado do Acre.

IMG 9980

Participaram Fátima Maciel, da Acreverde; Elza Rodrigues da Coopermix; Geraldo Pereira, da Coopagro; Antonino Torres, da CoopQuixadá; Jonizete de Lima, da Coopaf; Antônio Wernec, da Coopajes; Alecsandro Rodrigues, da Coopermix; Iara Maciel, da Acreverde.

A constituição de uma Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária no estado tem como objetivo fortalecer e estruturar a rede para o trabalho sistêmico, com vistas a cooperação estratégica para beneficiar as organizações participantes, os agricultores familiares e extrativistas, articulando produção, comercialização e crédito, promovendo a sustentabilidade.

O presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, que coordena os trabalhos e as tratativas para a criação da Central, destaca a importância desse processo para o fortalecimento do cooperativismo, da agricultura familiar e economia solidária. No estado.

“A central é uma forma de organização que vai fazer as cooperativas crescerem e se fortalecerem, é a união de esforços que pode ajudar a todos, temos bons exemplos aqui no Acre com a Cooperacre, com as cooperativas de crédito, que se juntaram e ficaram ainda mais fortes, prestando um serviço cada vez melhor para a sociedade, é chegada a hora de darmos esse importante passo que vai fortalecer o cooperativismo, a agricultura familiar e a economia solidária em nosso estado”, disse.

IMG 9918

A Central das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Acre deverá ser constituída formalmente até meados de novembro deste ano e terá inicialmente cerca de oito cooperativas filiadas.

Conteúdos Relacionados